quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Uso de Boné X Calvície

Implante Capilar DF

Uma dúvida frequente na Cirurgia de Restauração da Calvície (Implante Capilar) é sobre o uso de boné e chapéus. Será que eles aumentam a queda do cabelo e aumentam a incidência da calvície?
A resposta é: Depende! O fator primordial é a intensidade e a frequência do uso de coberturas (bonés, chapéus, gorros, capacetes, etc). 

Vivemos em um país tropical e há a necessidade de proteção solar. Os bonés e chapéus são uma das proteções para o  bloqueio dos raios Ultra-violeta. O uso eventual e protetivo é benéfico. O cabelo não sofre com esse uso, mas recomenda-se a ventilação do couro cabeludo sempre que possível. Deve-se retirar o boné na sombra e manter o cabelo arejado e, se possível, seco.

A outra situação de uso desses adornos é a moda. Muitos jovens aderiram à moda do uso de bonés de forma rotineira e contínua. Nesta situação, o uso pode ser maléfico. 
O boné ou chapéu mantém o couro cabeludo quente e úmido. Umidade associada ao calor são o ambiente perfeito para a instalação de infecções, principalmente fúngica. A dermatite resultante  é fator de calvície. A infecção aumenta o ritmo do ciclo capilar. O folículo capilar passa pelas fases anágena, catágena e telógena de forma mais rápida. O cabelo cai rapidamente e não tem tempo suficiente para se desenvolver. Ocorre assim a perda de qualidade e quantidade do cabelo.

Sendo assim, costumo dizer que o boné não é fator direto de queda e calvície, mas é um fator indireto da calvície. Use o boné de forma moderada e limitada!

Dr. Armando Cunha
Especialista em Implante Capilar
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário